sexta-feira, 4 de junho de 2010

O JOVEM RICO.

Só relembrando, estamos estudando Marcos 10 como texto básico para a nossa lição da EBD desta semana. Já conversamos sobre a questão do divórcio e agora pensaremos a respeito do episódio do Jovem Rico, que econtramos nos versículos 17-31 daquele texto.
A bíblia nos traz um diálogo itrigante, travado entre Jesus e o tal jovem. Ele aborda o Senhor reverenciando-o, colocando-se de joelhos diante dEle. Inicia-se a conversa com: "Bom Mestre (...)", ao que Jesus responde com a indagação: "por que você me chama bom?" e retruca: "ninguém é bom, a não ser um, que é Deus".
A partir desta respota do Mestre, desde logo Jesus já define uma coisa: a questão não é ser bom. Para alcançar a vida eterna, a questão definitivamente não é ser bom.
Mas, daí também nos vem um pensamento: porque Jesus escolheu esta resposta? A nosso ver, aquele jovem aparece na frente do Mestre querendo mostrar-lhe sua "perfeição" em seguí-lo, em obedecer à lei. Então, Jesus, que conhecia o seu coração, já derruba esta presunção do rapaz.
Mas, de fato, é preciso reconhecer: ele cumpria os mandamentos desde a mocidade, desde a sua adolescência. E, no entanto, o verso 21 nos traz Jesus falando-lhe com amor: "falta-lhe uma coisa".
Naquilo que estava escrito, o jovem rico era perfeito, no cumprimento dos mandamentos ele era "o cara". Mas diante do Mestre lhe falatava uma coisa. E que coisa? Jesus completa: "vá, venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha siga-me". (v. 21). Então, o que lhe falatava? Será que a intenção do Senhor se resumia a incentivá-lo a fazer caridade? Será o interesse de Jesus em simplesmente ver o jovem se desapegar das suas riquezas? Não.
A colocação de Jesus cristo é muito mais profunda: falta-lhe a essência! Sim, falatava àquele jovem rico algo que transcende o conjunto de bens materiais e o cumprimento da lei morta. Falta a ele entender que a essência do evangelho de Cristo é o amor. Faltava compreender que os mandamentos foram dados por Deus para servirem a um ideal de vida humana diferente, excepcional! Falta-lhe enxergar o que há nas entrelinhas das escrituras sagradas. Aquela interpretação que só o Espírito Santo é capaz de revelar.
Se aquele jovem rico entendeu a profundidade da proposta do Mestre, não sabemos. Mas, o que o texto da bíblia mostra como desfecho da história, é que ele "afastou-se triste" (v. 22). O jovem saiu da presença do Mestre porque não conseguiria ir tão longe. E Jesus o respeitou. Não chamou de volta, não gritou por ele, não o segurou, não o impediu de ir.
Creio que este trecho nos deixa tantas lições que não conseguiria dar seguimento a esta postagem como tentativa de exaurir o tema. A partir daqui, meu querido aluno, é pessoal. Você e eu precisamos fazer um "selá", ou seja, uma pausa para reflexão (daquelas que vemos nos salmos). Para só então sabermos: no lugar do jovem rico, o que Jesus me responderia? O que me falta?

Um comentário:

  1. P.S.: Ao responder ao homem que só Deus é bom, Jesus estava deixando claro, definitivamente que ninguém pode salvar-se por ser bom, porque somente Deus é bom. Um exemplo disto foi Zaqueu: abriu mão de sua riqueza para seguir a Jesus. Ninguém pode salvar-se amando as riquezas.

    ResponderExcluir