sábado, 12 de junho de 2010

A parábola dos lavradores.

Continuando o estudo da nossa lição, agora já nos transportando para o capítulo 12 de Marcos, nos deparamos com a parábola dos lavradores. Esta mesma passagem pode ser encontrada em Mt. 21:33-46 e Lc. 20:9-19. Para todos nós que temos interesse em entender as escrituras, é importante buscar essas outras referências também. São outras versões dessa mesma história, sob o olhar de cada evangelista.

Na parábola, Jesus conta a história de um homem que plantou uma vinha, providenciou tudo pra que ela "funcionasse" bem, depois arrendou a vinha a alguns lavradores e se ausentou. Fez uma viagem.

Pára tudo!!! Afinal quem sabe o que é arrendamento? Vamos buscar o significado. Afinal, queremos entender o que nos conta a parábola. A melhor explicação que encontrei foi a seguinte: arrendamento acontece quando o proprietário de um bem cede o direito de usar e o gozar dos frutos da sua propriedade por um certo tempo e mediante pagamento por parte do arrendatário. Parece com a locação, mas, as prestações não são mensais e o prazo é bem mais longo. Ufa! Pronto. Entendemos o que o dono da vinha fez. Ele cedeu o direito de uso e gozo aos lavradores e depois de um tempo enviou seus servos para receberem parte da colheita (o pagamento por usar e gozar dos frutos da vinha). Foram enviados 3 servos. Aos dois primeiros os lavradores agrediram e ao último mataram. Depois destes, ainda muitos outros foram à vinha no entanto, o destino foi o mesmo.

Então, o dono vinha concluiu que só lhe restava enviar seu filho. Acreditava que a ele respeitariam. Mas, atenção! Olhando bem para o versículo 6 poderemos observar um detalhe: "faltava-lhe ainda um para enviar: seu filho AMADO. (...)" Não era qualquer filho, era o único, o amado. E que dor encheu o coração daquele pai quando percebeu que seu filho foi morto, assim como os seus servos.

No desenrolar da história, a pergunta: "o que fará então o dono da vinha? (v.9)". Devido à graça redentora de Jesus Cristo, o filho amado, hoje nós sabemos muito bem o que o "dono da vinha" fez:

  1. Ele "amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna". (João 3:16).
  2. Ele nos chama de filhos amados também. "Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus". (I João 3:1).
  3. Não somente amou. Ele provou o seu amor. "Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores." (Romanos 5:8).
  4. Ele nos escolheu, nos separou para uma tarefa especial, mesmo sabendo quem somos. "Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda". (João 15:16)
  5. Ele nos justificou e nos glorificou. "E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou". (Romanos 8:30)

Por estes motivos e por muitos outros que vivenciamos, talvez devêssemos parar agora e deixar que as lágrimas rolem em nossa face em agradecimento por tudo o que Deus tem feito por você e por mim. E mais do que isso, devemos nos levantar e resplandecer (Is. 60:1) e frutificar, honrando o sacrifício de Jesus na cruz do calvário em nosso lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário