sábado, 24 de julho de 2010

A postura do que ora.

Sempre aprendemos que a oração é conversar com Deus. É exatamente no tema da oração que nos concentraremos nesta lição da EBD.
Um dos textos propostos para o nosso estudo é o de Mateus 6: 5-7. Lá o Senhor Jesus, pessoalmente, dá instruções do que é certo e do que é errado ao orarmos. Ele começa dizendo o que NÃO FAZER: não seja como os hipócritas (ou fingidos). Por quê? Eles oram publicamente para que todos os vejam. Essa será sua única recompensa. Já que não buscam que Deus os ouça e atenda, mas sim, o seu próprio enaltecimento através dos elogios das pessoas, é somente isso que terão.
Jesus então diz: vocês não, sejam diferentes. “Mas vocês, quando orarem, retirem-se, completamente a sós, fechem a porta atrás de vocês, e orem ao seu Pai secretamente; e seu Pai, que conhece os seus segredos, recompensará vocês”. (Mateus 6: 6 – versão Bíblia Viva)
Agora veio o que DEVEMOS FAZER. Aquele que ora busca, realmente, conversar com o Pai, falar com Ele, ouvi-lo e ser ouvido. A busca correta é por um relacionamento, um diálogo aberto e sincero com o nosso Pai. Por isto é que, Jesus volta ao que NÃO DEVEMOS FAZER para completar: “Não fiquem recitando sempre a mesma oração, como os pagãos fazem, pois pensam que as orações repetitivas é que são eficientes. Lembrem-se: seu Pai sabe exatamente o que vocês precisam, até mesmo antes que pesam a Ele!” (Mateus 6: 7 e 8 – versão Bíblia Viva) O segredo pra alcançar o coração de Deus e chamar a sua atenção não está em repetir a mesma oração, porque não é a insistência que muda a situação e faz Deus se inclinar para ouvir o nosso clamor. O que a bíblia nos ensina no livro dos Salmos é que a grande chave para tocar o Pai é cultivar um coração quebrantado e espírito contrito.

“Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito”. Salmos 34:18
“Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus”. Salmos 51:17
Só depois de ensinar a postura/atitude do verdadeiro adorador em oração, Jeus Cristo continuou a falar e ali ensinou a oração padrão. Assim é que continua o texto bíblico de Mateus 6. Isto nos indica a ordem de importância das coisas para Deus. O conjunto é necessário. A combinação harmônica entre a nossa postura e aquilo que dizemos em oração. Portanto, é bem melhor se dentro de nós, com todo o nosso ser, formos os adoradores a quem o Pai procura.

Um comentário:

  1. Eu sei o que é isso! (Falo da parte de fechar a porta do quarto - da intimidade com Deus). É muito bom poder experimentar essa comunhão.

    ResponderExcluir